DROGAS DE ABUSO
INFORMAÇÕES GERAIS
São substâncias com ação no sistema nervoso central utilizadas com propósitos não-medicinais, capazes de modificar o estado de ânimo, a consciência, as funções cognitivas, sensoriais e o comportamento da pessoa que a utiliza. Interferem no bem estar físico, psíquico e social, individual e coletivo. Além disso, podem ou não gerar tolerância ou dependência.
As drogas de abuso, de forma clássica, podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem no cérebro:
- Depressoras da atividade do Sistema Nervoso Central
- Estimulantes da atividade do Sistema Nervoso Central
- Perturbadoras da atividade do Sistema Nervoso Central
Considera-se abuso, a exposição resultante do uso intencional de drogas lícitas (bebidas alcoólicas, nicotina, medicamentos, etc.) e/ou ilícitas (proibidas e proscritas no país) ou outro agente tóxico, com finalidade recreativa.
As intoxicações envolvendo drogas de abuso podem ser graves e até mesmo fatais. De todos os óbitos registrados pelo CIATox/SC, entre 2017 a 2021, cerca de 13% envolveram droga de abuso.
O CIATox/SC fornece suporte à decisão clínica para o diagnóstico, tratamento e prognóstico de pacientes agudamente intoxicados por drogas de abuso.
Recentemente, o CIATox/SC colaborou com o Terceiro Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), para ter acesso ao documento completo CLIQUE AQUI.
Para mais informações sobre drogas de abuso consulte os endereços abaixo:
http://www.cebrid.com.br: CEBRID – Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.
https://www.gov.br/mds/pt-br/obid : OBID – Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas
http://www.justica.gov.br/sua-protecao/politicas-sobre-drogas/ : SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:
IDENTIFIQUE-SE: seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.