MEDICAMENTOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Medicamento é um produto farmacêutico cuja finalidade é aliviar os sintomas, prevenir, curar e diagnosticar doenças. Quando utilizados podem resultar em reações benéficas, adversas ou quando em doses excessivas em intoxicações.

Várias circunstâncias podem levar a um quadro de intoxicação por medicamentos: acidental, tentativa de suicídio, automedicação, erros de medicação, abuso, entre outras.

No Brasil os medicamentos ocupam o primeiro lugar nas exposições tóxicas. No ano de 2021, o CIATox/SC registrou 6.214 casos de exposição a medicamentos, isolados ou em associação com outros grupos. Muitos desses casos foram em crianças abaixo de 5 anos de idade.

Os acidentes com crianças geralmente ocorrem devido ao comportamento ativo natural, curiosidade, imitação de comportamento de adultos, armazenamento impróprio, embalagens inseguras, trocas de embalagens, erros de dose, entre outros. As crianças pequenas são particularmente susceptíveis à ingestão de tóxicos, porque são muito curiosas e colocam tudo na boca sem terem noção das consequências. Também podem confundir medicamentos com guloseimas. Por isso, a prevenção é o melhor remédio!

MEDICAMENTOS PARECIDOS COM DOCES PODEM CONFUNDIR CRIANÇAS!
Image

Importante: No caso de intoxicação leve a embalagem, o rótulo ou a bula do medicamento ao atendimento médico para facilitar a correta identificação e agilidade do atendimento.

Image

Prevenção

Evite tomar medicamentos na frente de crianças.

Mantenha os medicamentos em local seguro e trancado, fora do alcance das mãos e dos olhos das crianças, de modo a não despertar sua curiosidade. Os medicamentos são ingeridos por crianças que os encontram em local de fácil acesso, deixados pelo adulto.

Leia a bula antes de usar qualquer medicamento.

Ensine a criança que medicamento não é bala, doce ou suco. Explique para quê servem os medicamentos e como eles também podem ser perigosos.

Não estimule a curiosidade da criança em relação aos medicamentos: pílulas coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor adocicados despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças;

Cuidado com medicamentos de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas; erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais.

Nunca utilize medicamentos que não foram prescritos ou que foram prescritos para outra pessoa.

Não utilize medicamentos sem orientação médica.

Utilize produtos e medicamentos com embalagens seguras e resistentes, fechando bem a tampa após o uso. E mesmo assim, nunca deixe a criança com estas embalagens.

Nunca use medicamentos com prazo de validade vencida.

Nunca tome ou administre medicamentos no escuro para que não haja trocas perigosas.

Mantenha os medicamentos nas embalagens originais.

Sempre leia e siga todas as instruções dos rótulos e bulas para o uso correto dos produtos.

Descarte medicamentos vencidos adequadamente; não guarde restos de medicamentos; nunca coloque a embalagem com o seu conteúdo na lixeira.

Limpe as caixas de medicamentos periodicamente, descartando todos que estão fora do prazo de validade. Informe-se em seu município como funciona o descarte de medicamentos ou entregue estes medicamentos nos postos de saúde ou na farmácia mais próxima. Não descarte medicamentos no lixo!

Em caso de dúvida ligue para o CIATox da sua região.

ATENÇÃO: As informações sobre tratamento e primeiros socorros podem ser imprecisas, desatualizadas e, portanto, perigosas!

Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:

 

IDENTIFIQUE-SE:  seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.

Image

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800