OUTROS AGENTES TÓXICOS
INFORMAÇÕES GERAIS
Muitos outros produtos são responsáveis por intoxicações, acidentais ou intencionais. Portanto, é muito importante conhecer estes produtos, seus usos, riscos, os acidentes tóxicos mais frequentes, o que fazer em caso de exposição e como prevenir estes acidentes.
Os produtos domissanitários ou saneantes são substâncias ou preparações usadas na limpeza e conservação de ambientes (residenciais, comerciais, de saúde).
São produtos muito disponíveis no ambiente doméstico, causando exposições acidentais principalmente em crianças. Alguns exemplos: alvejantes, água sanitária, desinfetantes, detergentes, amaciantes, sabões, saponáceos, ceras, polidores, removedores, antiferruginosos, desincrustantes e outros.
Os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização de fabricação e comercialização do Ministério da Saúde.
Não compre produtos de limpeza clandestinos. Geralmente não possuem rótulos com composição e concentração dificultando o tratamento em caso de exposição.
Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:
IDENTIFIQUE-SE: seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.