METAIS PESADOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Elementos químicos eletropositivos caracterizados pela ductibilidade, maleabilidade, brilho e condutibilidade de calor e eletricidade. Ex.: mercúrio, cobre, zinco, chumbo, etc.

Image
Mercúrio

O Mercúrio (Hg) provavelmente sempre foi um componente natural da vida no planeta.

Entretanto, a poluição gerada pela atividade humana nas últimas décadas liberou grandes quantidades deste metal na biosfera e isso tem afetado a saúde humana e de todo o ecossistema. A utilização de combustíveis fósseis, a mineração e a emissão decorrente das atividades industriais (em especial das indústrias de cloro-álcalis, de equipamentos elétricos e de pinturas à base de mercuriais) são as principais fontes de emissão antropogênica.

Os efeitos do Hg na saúde ficaram mais evidentes na década de 50, quando rejeitos químicos da companhia Chisso contaminaram as águas da baía de Minamata no Japão. Este rejeito levou à acumulação nos peixes da forma mais biodisponível do Hg, o metilmercúrio (MeHg), resultando em efeitos devastadores à saúde de milhares de moradores da região que tinham no pescado sua principal fonte de alimentação.

Embora a exposição aguda a altas doses de Hg como a ocorrida no Japão seja menos comum hoje em dia, a exposição crônica a baixas doses vem aumentando progressivamente. Isso se deve à crescente poluição global e a exposições ocupacionais. O uso disseminado do Hg para o tratamento de sementes na agricultura ou como fungicida em fábricas de papel sabidamente contaminou rios e águas costeiras ao redor do mundo. Hoje se sabe que qualquer liberação de Hg pode ser convertida na perigosa molécula do MeHg, e o processo de bioacumulação está bem documentado, com as maiores concentrações no topo das cadeias alimentares. A contaminação dos peixes se tornou uma preocupação mundial.

A principal via de exposição humana ao metil-Hg é a ingestão de peixes, particularmente os peixes carnívoros. A organização mundial da saúde considera que bilhões de pessoas ao redor do mundo que têm no pescado sua principal fonte de proteínas estão sob risco de exposição ao MeHg. A mineração de ouro artesanal ou em pequena escala é outra fonte importante de consumo e contaminação ambiental de mercúrio, especialmente em países em desenvolvimento.

 

Infografico Ciclo conceitual biogeoquímico do mercúrio

Figura 1: Ciclo biogeoquímico resumido do Hg na Biosfera. Hg0 = mercúrio elementar, Hg2+ = mercúrio divalente, HgS = sulfeto de mercúrio e MeHg = metilmercúrio. Fonte: Diagnóstico Preliminar do Mercúrio no Brasil, Ministério do Meio Ambiente, 2013. (abra a imagem em nova aba para melhor visualização)

Bibliografia:

Current progress on understanding the impact of mercury on human health. Ha E, Basu N, Bose-O’Reilly S, Dórea JG, McSorley E, Sakamoto M, Chan HM.Environ Res. 2017 Jan;152:419-433. doi: 10.1016/j.envres.2016.06.042. Epub 2016 Jul 18. Review.

UNEP, 2013. Global Mercury Assessment 2013: Sources, Emissions, Releases and Environmental Transport. UNEP Chemicals Branch, Geneva, Switzerland.
Diagnóstico Preliminar sobre o Mercúrio no Brasil

Risk estimation to human health caused by the mercury content of Sushi and Sashimi sold in Japanese restaurants in Brazil. J Environ Sci Health B. 2017 Jun 3;52(6):418-424.

2017 EPA-FDA Advice about Eating Fish and Shellfish

Para faciliar o atendimento, informe ao CIATox/SC:

 

IDENTIFIQUE-SE:  seu nome e número do telefone.
QUEM ? Idade e peso da vítima.
COMO ? Tipo de contato (cutâneo, oral, ocular, etc); circunstância do acidente, acidental ou intencional.
QUANDO ? Hora em que ocorreu a exposição.
ONDE ? Local da ocorrência (residência, ambiente externo, etc).
OBSERVE OS SINTOMAS: que a vítima tenha apresentado.

Image

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800